sábado, 16 de março de 2013

O Ciclo das Rochas


O ciclo das rochas é um conjunto de fenómenos geológicos, pelos quais rochas de um certo tipo se convertem em rochas de outro tipo, numa sequência ininterrupta.

Ciclo das Rochas

Obras de intervenção na faixa costeira

Na tentativa de proteger a faixa litoral do avanço do mar, são construídas na costa obras de proteção. Essas obras incluem esporões, paredões e quebra-mares.
Contudo, estas obras podem trazer vários inconvenientes: por exemplo, os esporões facilitam a acumulação de areias de um lado do esporão, mas do outro lado do esporão, ocorre um agravamento da erosão costeira. Este problema leva à necessidade de construir mais esporões ao longo da costa.

Efeitos da construção de esporões na faixa costeira

O Sistema de Classificação de Whittaker

Na figura encontram-se os vários reinos do Sistema de Classificação de Whittaker, e os critérios utilizados para incluir os diferentes seres vivos nesses reinos.



Grupos Taxonómicos

A Taxonomia é a disciplina que se ocupa da classificação e nomenclatura dos seres vivos.
Para a classificação dos seres vivos, é utilizado um sistema de classificação, inicialmente desenvolvido por Carl von Linné, ou Lineu, denominado de Sistema Hierárquico de Classificação. Neste sistema, os diferentes seres vivos são agrupados em diferentes reinos que se subdividem em categorias de progressivamente menor amplitude. Cada uma das diferentes categorias taxonómicas é designada por Taxon (plural Taxa

Na figura estão representados os Taxa utilizados para a a classificação do cão doméstico (Canis familiaris).

Os Tentilhões de Darwin



Em Setembro de 1835, chegou ao arquipélago das Galápagos uma fragata de nome HMS Beagle. A bordo da fragata vinha um jovem naturalista inglês, de apenas 25 anos, de nome Charles Robert Darwin. 
Após desembarcar nas Galápagos, Darwin observou várias espécies diferentes de aves, tentilhões e tartarugas. Ele observou catorze diferentes espécies de tentilhões, que apesar de serem semelhantes, apresentam diferenças entre si, como o seu tamanho, cor e forma do bico. Mas mesmo apesar das diferenças que apresentam entre si, os tentilhões continuam a ser muito semelhantes, o que pressupõe que estes tiveram origem num ancestral comum. Posteriormente, os tentilhões tiveram que evoluir para que se adaptassem melhor às diferentes condições em que viviam.
Após ter chegado a estas conclusões, Darwin pôde redigir a sua teoria sobre a origem e evolução das espécies, e posteriormente escrever e publicar o seu livro, A Origem das Espécies.

Alguns dos tentilhões que Darwin observou