sexta-feira, 7 de junho de 2013

Energias Renováveis - Energia Hidroelétrica

A energia hidroelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de barragens em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis no seu curso.

Fig.1 - Barragem do Alqueva

Fontes: 

-  http://deeplife.maisforum.com/t223-o-que-e-energia-hidreletrica

Energias Renováveis - Energia Geotérmica

Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra.

Fig.1 - Central Geotérmica na Islândia



Fontes:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica

Energias Renováveis - Energia Solar

Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.  

Fig.1 - Painéis fotovoltáicos

Fontes:

- http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.htm

Energias Renováveis - Energia Eólica

A energia eólica representa o aproveitamento da energia cinética contida no vento para produzir energia mecânica (a rotação das pás) que pode a seguir ser transformada em energia eléctrica por um gerador eléctrico. 

Fig.1 - Exemplo de aerogeradores utilizados para a produção de energia elétrica

Fontes:

- http://www.eneop.pt/canais.asp?id_canal=110

Textura das Rochas Metamórficas

Durante os processos metamórficos são produzidos novos arranjos mineralógicos, podendo existir alteração da composição química das rochas iniciais. A textura de uma rocha  é determinada pelo tamanho, forma e arranjo dos minerais que a constituem. 
Um tipo de característica textural, considerada como um importante critério de classificação de uma dada rocha metamórfica, é a existência ou ausência de foliação. A foliação é uma estrutura planar originada durante os processos metamórficos e que resulta quer de um alinhamento preferencial de certos minerais anteriores ao processo metamórfico, quer da orientação de novos minerais formados durante o processo de recristalização 
Existem três tipos de foliação:

Fig.1 - Principais tipos de foliação

Fontes:

- Manual de Geologia 11ºano "Terra, Universo de Vida"

Tipos de Metamorfismo

Fig.1 - Principais tipos de Metamorfismo

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Rochas Metamórficas

Fig.1 - Tipos de Rochas Metamórficas e as suas características

Diversidade das Rochas Magmáticas

As rochas magmáticas podem apresentar grande diversidade de aspectos em consequência de diferentes condições de génese e também da diversidade de magmas que as originaram:

Fig.1 - As várias rochas magmáticas e as suas características


Tipos de Magma

Existem três tipos principais de magma, de acordo com o teor em sílica (SiO2) - o magma basáltico, o magma andesítico e o magma riolítico: 





Escala do Tempo Geológico

Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.


Fig.1 - Escala do Tempo Geológico

Fontes:

-  http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_tempo_geol%C3%B3gico
-  http://domingos.home.sapo.pt/temp_geol_3.html

Princípios da Estratigrafia

A datação relativa corresponde à determinação da ordem cronológica de uma sequência de acontecimentos, ou seja, estabelece a ordem pela qual as formações geológicas se constituíram no lugar onde se encontram.
O ramo da Geologia que se ocupa do estudo das rochas sedimentares e das suas relações espaciais e temporais designa-se por estratigrafia.

Diferentes princípios podem ser utilizados para fazer a datação relativa de formações geológicas:

Fig.1 - Os diferentes princípios da estratigrafia

Fontes:


- http://estratoblografia.blogspot.pt/2011/12/blog-post.html
- Manual de Geologia 11ºano "Terra, Universo de Vida"

Formação do Petróleo

O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres vivos microscópicos (plâncton e algas) e outros organismos marinhos. Estes depósitos foram sendo cobertos, lentamente, por outros sedimentos. À medida que as camadas se acumulam, a pressão e a temperatura aumentam. É nestas condições, que a matéria orgânica inicial através de reacções químicas complexas se transforma ao longo de milhões de anos em petróleo. A rocha sedimentar formada pelos sedimentos e restos orgânicos onde o petróleo se formou, designa-se de rocha-mãe. Mais tarde, o petróleo originado na rocha-mãe desloca-se através de poros das rochas porosas e permeáveis para outras camadas mais à superfície, denominadas por rochas-armazém. A movimentação do petróleo pode não acabar  nesta fase. Caso no seu percurso não encontre uma rocha impermeável  que impeça a sua ascensão - as chamadas rochas-armadilha , o petróleo sobe à superfície. A rocha-armazém, a rocha-cobertura e outras estruturas que impedem a ascensão do petróleo à superfície, constituem a armadilha petrolífera. São estas armadilhas que permitem a existência de jazigos petrolíferos, ou seja, de acumulações de petróleo em quantidade que pode ser extraído.


Fontes:

- http://eco-geracao.blogspot.pt/2008/06/formao-do-petrleo.html
- Manual de Geologia 11ºano "Terra, Universo de Vida"

Tipos de Carvão

De acordo com as suas condições de formação, os carvões podem ser de vários tipos, de acordo com o seu teor de carbono, e a quantidade de materiais voláteis e água:
 


Tipos de Rochas